Visite o
novo site!


Projetos3D.com

Home     Imagens 3D Foto-Realistas     Projectos Interactivos     Encomendar     Serviços Predefinidos     Aprender 3D
Benefícios e Funcionalidades     Técnico de Projectos 3D     Visualização 360º     Filmes

 


Em que consiste o trabalho de um Técnico de Projectos 3D?

 
O Técnico que executa este tipo de serviços, geralmente é especializado em aplicações 3D do mercado, que permitem executar um Projecto cujo objectivo é visualizar sobre forma de maqueta virtual. Geralmente os projectos a serem visualizados são desenvolvidos em termos conceptuais por artistas, arquitectos, designers, engenheiros, escultores, desenhadores entre outros, que idealizam uma ideia e pedem a um Técnico para desenvolver e materializar a sua ideia de forma virtual. O trabalho do Técnico por vezes acaba por ajudar a construir e aperfeiçoar a futura construção de uma ideia na realidade. Dando sempre a hipótese de prevenir eventuais erros de estética, ética e técnica que possam vir a surgir durante a concepção e/ou produção final do objecto real.

Esta Técnica tem vindo a ganhar cada vez mais importância no mercado mundial, uma vez que é possível vender artigos sem necessariamente ter de construir uma amostra deles. Os programadores, têm vindo a aperfeiçoar as aplicações necessárias para o desenvolvimento de um Projecto 3D o máximo fiel à ideia do cliente.

O processo técnico deve passar por três fases importantes para o desenvolvimento de um bom Projecto 3D:

1. Modelação, triangulações em espaço virtual tridimensional.
Modelação é a primeira fase que pode ser baseada num projecto ou ideia 2D. É neste processo que as ideias ganham volume no espaço tridimensional. Uma analogia um pouco ao barro, primeiro damos importância à forma sem ignorar as partes a que vamos aplicar cor e texturas.

2. Aplicação dos materiais e texturas, ou separação das diferentes peças.
Esta é a fase que permite a separação do nosso modelo pelas várias partes. Texturas, cores, ou mesmo o tipo de material a serem utilizados não podem ser ignorados nesta fase.

3. Render, Layout final ou criação do formato STL.
O “render” é o processo final mais importante para o desenvolvimento de imagens ou filmes com qualidade foto-realista. Este método utiliza cálculos reais de iluminação e irradiação da cor das texturas/materiais para uma conclusão de um trabalho com qualidade.
O formato “STL” geralmente é utilizado para ser produzido em máquinas CNC (Computer Numeric Control). Estas máquinas utilizam uma leitura de um código Gcode, transformando o modelo 3D virtual num objecto real. Este sistema é o mais utilizado por empresas de electrónica, mecânica e engenharia para a produção de protótipos que dão origem a um modelo a ser testado e posteriormente comercializado.


Para mais informações sobre algumas aplicações 3D gratuitas visite: http://www.aprender3d.org

 

Copyright © 2010 Projectos 3D

Powered by PEDM.NET